Blog
O faça-você-mesmo, também conhecido como DIY, é uma atividade que nos convida utilizar a criatividade para criar diversos objeto. Nesse artigo vamos propor um projeto simples, mas com potencial de conquistá-lo à primeira vista: vamos fazer um jogo de porta copos, muito útil para o seu dia a dia!
Os profissionais envolvidos com obras, marcenarias, manutenção predial ou de jardim e outros que fazem trabalho braçal, ocasionalmente, se deparam com desafios que exigem um esforço maior. Por isso, ter ferramentas certas é o diferencial entre um trabalhador preparado e outro no início de carreira.
A suta é uma ferramenta indispensável para quem trabalha com marcenaria, carpintaria ou, até mesmo, em projetos de bricolagem. Sua principal função é medir e transferir ângulos com precisão, se tornando uma aliada fundamental na execução de cortes e montagens.
Em qualquer oficina existe a necessidade de usar ferramentas
de medição para garantir processos e repetibilidade. Não poderia ser diferente
na marcenaria, já que esses são itens importantes para manter a qualidade do
trabalho.
Não tem como: com a correria dos prazos de entrega, pensamento nos projetos que devemos entregar, entre outros contratempos, cedo ou tarde cometemos erros. Alguns são muito difíceis de arrumar, mas outros são facilmente contornáveis quando temos a ferramenta certa.
O desbaste é uma ação comum no trabalho com madeira e é
importante tanto nas aplicações mais técnicas, como ajustes de encaixes, quanto
no uso mais criativo, como esculturas e objetos de decoração.
Na marcenaria, alguns detalhes fazem toda a diferença quando o assunto é unir peças de forma eficiente e resistente. Um dos métodos mais clássicos e admirados por artesãos e marceneiros é o encaixe conhecido como "mão-amiga", ou "mão-de-amigo". Este sistema não é apenas funcional, mas também carrega uma
herança de tradição, engenhosidade e durabilidade.
Já parou para pensar qual é o seu hobby? Essa reflexão pode te dar novas ideias para aliviar o stress do dia a dia com algo diferente. Então, que tal considerar a marcenaria como uma opção? O trabalho manual tem o poder de limpar a mente das preocupações diárias e, também, promover um cansaço físico saudável para te dar uma boa noite de sono.
Para marceneiros ou hobbistas com uma oficina pequena, a mobilidade é um assunto importante. Máquinas robustas e estacionárias normalmente são pesadas e, uma solução, é a inclusão de uma base com rodízio para facilitar o dia a dia. Neste conteúdo, você vai descobrir uma solução fácil para resolver este problema!
Quem tem uma marcenaria, seja profissional ou por hobby,
sempre está precisando de um algo a mais. E o mais legal é que nem precisa ser
algo comprado, já que a oficina está aí para produzirmos peças também. Por isso,
nesse conteúdo vamos mostrar alguns acessórios e gabaritos que você mesmo pode
fazer usando suas ferramentas. Além do mais, produzir esses itens é um
excelente passatempo!