Clique em um de nossos representantes abaixo para bater um papo no WhatsApp.

Converse conosco no WhatsApp
3 Truques para lixar madeira com mais facilidade

3 Truques para lixar madeira com mais facilidade

Starrett Brasil 4 views Nenhum comentário

Trabalhar com madeira exige dedicação, paciência e criatividade. Sabemos que um bom trabalho depende de compreender o processo, os tipos de madeira, as ferramentas e as máquinas utilizadas. Tudo isso contribui para o crescimento profissional e, para quem pratica marcenaria como hobby, também ajuda a relaxar. Vale lembrar que, em qualquer etapa do trabalho com madeira, é importante utilizar EPIs básicos, como óculos e máscara para pó, garantindo mais conforto e segurança.

Porém, é necessário buscar formas de simplificar e aperfeiçoar os processos na utilização da madeira, para que facilite na criação e execução de peças. E, especificamente na etapa de lixamento, o uso de uma máscara PFF1 ou PFF2, óculos de proteção e, quando necessário, luvas leves e antiderrapantes ajudam a evitar a inalação do pó e pequenos arranhões, sem atrapalhar a precisão do trabalho.

Neste post, reunimos 3 truques para lixar madeira com mais facilidade, que aumentarão sua produtividade e a qualidade do acabamento.

3 truques úteis que facilitação na hora de lixar suas peças de madeira.

Acessório para superfícies planas

O primeiro acessório muito útil é o taco de madeira. Quantas vezes, ao lixar, sua mão doeu, a lixa esquentou, rasgou rapidamente ou o acabamento ficou irregular? Com o taco de lixar, essa tarefa se torna muito mais confortável e eficiente.

Para fazê-lo, basta cortar um pedaço de madeira nas medidas desejadas, fazer um corte no meio utilizando uma serra ou serrote, e prender um pedaço de lixa cortado ao meio, como mostrado na imagem abaixo:

Passo a passo de como fazer taco de madeira para lixar.

Lixas para superfícies côncavas

O segundo truque é indicado para o lixamento de superfícies côncavas, muito comuns em peças com frisos feitos na tupia ou em trabalhos de restauração de móveis.

Para fazer, basta usar um pedaço de cano de PVC do tamanho que desejar. Cortar o cano com um serrote e encaixar um pedaço de lixa em um dos lados. O formato do cano se ajusta perfeitamente à curvatura da madeira, proporcionando um lixamento uniforme sem danificar o contorno original da peça. Veja o passo a passo nas imagens abaixo:

Passo a passo para fazer lixa para superfícies côncavas

Lixa para peças pequenas

O terceiro e último truque é criar uma base de lixamento, ideal para trabalhar com peças pequenas.

Muitos não sabem, mas em certos casos é melhor movimentar a peça sobre a lixa, e não o contrário. Isso oferece mais controle e segurança, além de melhorar o acabamento.

Para montar essa base, utilize um pedaço de madeira firme (de preferência um MDF ou MDP) e cole com fita dupla face lixas de diferentes grãos, por exemplo, 80, 150 e 220. Apoie a base na bancada e deslize as peças sobre a sequência de lixas.


Base de lixamento fácil e prático.

Dessa forma, você ganha precisão, evita machucados e mantém a superfície reta, sem ondulações.

Se quiser, é possível montar uma base maior com várias lixas de diferentes granulometrias, facilitando o trabalho contínuo de lixamento.

Nos conte qual acessório você gostou mais. Temos certeza de que o lixamento vai ficar muito mais fácil com estes 3 truques que ensinamos neste post.

Clique no link para conhecer todas as lixas da Starrett: Lixas Starrett.


Comentários