3 Truques para lixar madeira com mais facilidade
Trabalhar com madeira exige dedicação, paciência e criatividade. Sabemos que um bom trabalho depende de compreender o processo, os tipos de madeira, as ferramentas e as máquinas utilizadas. Tudo isso contribui para o crescimento profissional e, para quem pratica marcenaria como hobby, também ajuda a relaxar. Vale lembrar que, em qualquer etapa do trabalho com madeira, é importante utilizar EPIs básicos, como óculos e máscara para pó, garantindo mais conforto e segurança.
Porém, é necessário buscar formas de simplificar e aperfeiçoar os processos na utilização da madeira, para que facilite na criação e execução de peças. E, especificamente na etapa de lixamento, o uso de uma máscara PFF1 ou PFF2, óculos de proteção e, quando necessário, luvas leves e antiderrapantes ajudam a evitar a inalação do pó e pequenos arranhões, sem atrapalhar a precisão do trabalho.
Neste post, reunimos 3 truques para lixar madeira com mais facilidade, que aumentarão sua produtividade e a qualidade do acabamento.
3 truques úteis que facilitação na hora de lixar suas peças de madeira.
Acessório para superfícies planas
O primeiro acessório muito útil é o taco de madeira. Quantas vezes, ao lixar, sua mão doeu, a lixa esquentou, rasgou rapidamente ou o acabamento ficou irregular? Com o taco de lixar, essa tarefa se torna muito mais confortável e eficiente.Para fazê-lo, basta cortar um pedaço de madeira nas medidas desejadas, fazer um corte no meio utilizando uma serra ou serrote, e prender um pedaço de lixa cortado ao meio, como mostrado na imagem abaixo:
Passo a passo de como fazer taco de madeira para lixar.
Lixas para superfícies côncavas
O segundo truque é indicado para o lixamento de superfícies côncavas, muito comuns em peças com frisos feitos na tupia ou em trabalhos de restauração de móveis.
Passo
a passo para fazer lixa para superfícies côncavas
Lixa para peças pequenas
O terceiro e último truque é criar uma base de lixamento, ideal para trabalhar com peças pequenas.
Muitos não sabem, mas em certos casos é melhor movimentar a peça sobre a lixa, e não o contrário. Isso oferece mais controle e segurança, além de melhorar o acabamento.
Para montar essa base, utilize um pedaço de madeira firme (de preferência um MDF ou MDP) e cole com fita dupla face lixas de diferentes grãos, por exemplo, 80, 150 e 220. Apoie a base na bancada e deslize as peças sobre a sequência de lixas.
Base de lixamento fácil e prático.
Dessa forma, você ganha precisão, evita machucados e mantém a superfície reta, sem ondulações.
Se quiser, é possível montar uma base maior com várias lixas de diferentes granulometrias, facilitando o trabalho contínuo de lixamento.
Clique no link para conhecer todas as lixas da Starrett: Lixas Starrett.




