
Qual a diferença entre Lima e Grosa?
O desbaste é uma ação comum no trabalho com madeira e é importante tanto nas aplicações mais técnicas, como ajustes de encaixes, quanto no uso mais criativo, como esculturas e objetos de decoração. Existem diferentes ferramentas para um bom desbaste, o que também garante um posterior acabamento de qualidade. Você sabe quais ferramentas são essas?
Qual a principal diferença entre Limas e Grosas?
Para dar uma rápida introdução ao tema, vamos tratar de diferenciar essas duas ferramentas agora.
A grosa é a ferramenta que remove mais material, possui os dentes (grãos) mais agressivos e promove um desbaste pesado. É indicada para trabalhar com madeira e plásticos, mas também em metais macios, para pequenos ajustes.
Detalhe dos grãos de uma grosa. Esse desenho é mais apropriado para desbaste de madeira e plásticos. No entanto, é possível desbastar metais macios também.
A lima tem os dentes mais finos e é indicada para trabalhar o desbaste em metais. Porém, a lima também pode ser utilizada em madeira, para dar acabamento no desbaste feito com a grosa. Outra função da lima é a afiação de ferramentas, tais como motosserras e, até mesmo, enxadas.
Detalhe da dentição (picado) de uma lima. Este formato é adequado para desbaste de metais, mas também é uma ótima ferramenta para acabamento em madeira.
Em se tratando de limas, há um detalhe!
Falamos da diferença entre lima e grosa. Mas devemos nos aprofundar mais com as limas, visto que existem, pelo menos, dois tipos de dentição (picado): a bastarda e a murça. A lima bastarda é a que vai melhor em desbaste de madeira, já que tem um dente mais espaçado e grosso. Em comparação com a murça, a bastarda tem um desbaste mais agressivo. A lima murça tem a dentição mais fina e espaçamento menor entre os dentes, portanto é uma lima para acabamento, indicada para metais e, também, para madeiras duras.
Na imagem, comparação entre lima bastarda e lima murça. Respectivamente, de cima para baixo, temos a lima bastarda e a lima murça.
Dica de manutenção
Como qualquer ferramenta, a manutenção é muito importante para prolongar a vida útil e garantir a eficiência de sua lima e grosa. Confira algumas dicas úteis:
Limpeza da lima com escova de aço.
• Limpeza com escova de aço: essa escova é muito eficiente na remoção de cavacos e resíduos dos dentes da lima e grosa.
• Pente de limpeza de limas: o pente é maior que a escova de aço e funciona ainda melhor para remover sujeira incrustada e até mesmo pontos de ferrugem.
• Pedaço de madeira dura: esse recurso pode ser útil na remoção de sujidades mais persistentes. Para isso, basta esfregar os dentes no pedaço de madeira.
• Não bata a lima ou a grosa para limpar. Poderá danificar os dentes e até mesmo quebrar a ferramenta.
• Após a escovação, limpe a lima e grosa com um pano seco e limpo para remover a gordura que o manuseio pode ter deixado.
• Guarde-a limpa em local seco para evitar ferrugem.
Viu como é importante ter em sua oficina lima e grosa de qualidade? Seja para desbaste pesado com a grosa, ou um acabamento mais fino com a lima murça, essas ferramentas são ideais para se trabalhar madeira com eficiência. Confira todos os modelos disponíveis nos links abaixo:
Limas: https://starrett.com.br/ferramentas/manuais/limas
Grosas: https://starrett.com.br/ferramentas/manuais/grosas